O que é LIPO HD e MD?
Na Lipo de Alta Definição, também conhecida como Lipo HD, o cirurgião não busca apenas aspirar gorduras – como na lipo convencional – mas, sim, oferecer mais definição dos contornos musculares, reproduzindo a anatomia da musculatura e, assim, criar uma aparência atlética e elegante em diferentes áreas do corpo.
A técnica baseia-se em tratar as gordurinhas localizadas com uma visão tridimensional, estética e artística do corpo humano.
O procedimento envolve a vibrolipoaspiração em torno de grupos musculares, como os abdominais, quadris e flancos, costas, peitorais, braços, glúteos e pernas. O tratamento de alvos específicos de gordura com cânulas finas ajuda a criar a aparência esculpida e definida dos músculos.
Na região abdominal do corpo, por exemplo, se recria as depressões e saliências características da musculatura de um abdômen “tanquinho”.
Com a vibrolipoaspiração, o trauma cirúrgico é bem menor. Como consequência, o paciente tem um pós-operatório mais rápido e confortável, com menos dor, inchaços e roxos.
Importante salientar que a gordura retirada de uma região pode ser enxertada em outra, como glúteos, peitorais, costas, braços e ombros, visando a harmonia de um corpo mais atlético.
O Dr. Flávio Borges Fortes é pioneiro nesta técnica no Sul do país.
Para quem é indicada
A Lipo de Alta Definição só deve ser realizada em pessoas em bom estado geral de saúde. O paciente indicado para a este procedimento é aquele que está perto do peso corporal ideal e tem bom tônus muscular.
Os critérios avaliados não se referem apenas ao peso do paciente. Percentuais de massa gorda e massa magra, gordura visceral, estilo de vida, equilíbrio hormonal e metabólico também são fundamentais na avaliação e indicação do procedimento.
Recuperação
Os pacientes geralmente voltam à rotina de 7 a 10 dias após a Lipo de Alta Definição. Dentro de duas semanas, pode ser retomado um nível moderado de exercícios. Tarefas extenuantes devem ser adiadas por, no mínimo, um mês após o procedimento. Não existem riscos maiores ou menores em relação à lipoaspiração tradicional, desde que critérios clínicos e técnicos básicos sejam respeitados.
Pós-operatório
Seguir incondicionalmente as orientações e cuidados pós-operatórios é fundamental para o sucesso da Lipo HD.
Imediatamente após o término da cirurgia, bandagens (kinesiotapping) são colocadas nas regiões tratadas. Elas exercem função anti-inflamatória e analgésica, além de modeladora. As bandagens devem permanecer de 5 a 7 dias.
A fisioterapia continua com 2-3 sessões semanais por um período mínimo de 30 dias.